A tristeza ou os sentimentos negativos, que tornam o dia-a-dia mais difícil, podem representar uma doença chamada depressão.
A depressão pode causar sofrimento real tanto para o indivíduo afetado quanto para todos os membros de sua família e outros entes queridos. Quando alguém está deprimido pode achar difícil ir para o trabalho, realizar as tarefas diárias e até mesmo sair da cama. Algumas vezes, o indivíduo deprimido também acha difícil dar o primeiro passo em busca de ajuda. Frequentemente, as pessoas que amam o indivíduo que sofre de depressão são "vítimas ocultas", pois o impacto desta doença em suas vidas é esquecido ou subestimado. As pessoas deprimidas podem apresentar sentimentos de frustração, culpa e raiva em relação as pessoas amadas, que podem magoar-se com os problemas do indivíduo deprimido ou ter dificuldades em entender sua causa. Estes sentimentos são normais, mas existem formas saudáveis de lidar com eles.
Felizmente a depressão é uma condição médica tratavel e conhecer bem esta desordem e seu tratamento irá ajuda-lo.
Esta matéria apresenta verdades sobre a doença, assim como sugestões práticas que poderão ajudar toda a familia a lidar com as suas consequências.
O apoio dos familiares (incluindo cônjuges) é vital para o controle diário desta doença.
Reconhecendo a depressão... os sintomas podem ser, algumas vezes, surpreendentes.
A depressão afeta o humor do indivíduo, a sua forma de ver o mundo e até mesmo algumas funções do corpo, como o sono e a alimentação ou o vigor. A pessoa deprimida quase sempre está triste ou preocupada e geralmente está ansiosa ou irritada. Muitas pessoas com depressão também apresentam a auto-estima diminuída e pensamentos negativos (em outras palavras, geralmente pensam: "Não posso fazer isto" ou "isto não vai dar certo").
A depressão apresenta muitos sintomas diferentes - alguns são fáceis de reconhecer e outros, mais difíceis. O primeiro sinal de depressão geralmente é uma mudança no comportamento habitual - por exemplo, a pessoa pode tornar-se irritada e começar a apresentar problemas com o sono ou apetite. Os sintomas comuns de depressão incluem:
- Sentimento tristes e melçancólicos
- Perda do interesse por atividades consideradas agradáveis anteriormente (como sexo ou outras atividades)
- Perda do apetite e peso (ou, algumas vezes, ganho de peso)
- Dificuldade para dormir ou excesso de sono
- Agitação ou retardo psicomotor
- Sentimento de cansaço ou indisposição
- Sentimento de inferioridade ou culpa
- Dificuldade de concentração, organização do pensamento, memória ou para tomar decisões
- Pensamentos de morte ou suicídio
Quem é afetado pela depressão?
A depressão afeta todos os tipos de pessoas. Certos grupos de pessoas podem ser mais predispostos à depressão do que outros. Por exemplo, as mulheres são mais predispostas do que os homens aos sintomas da depressão. As crianças e os adolescentes também podem sofrer desta doença. Os sintomas da depressão em adolescentes são semelhantes aqueles dos adultos, mas também podem incluir comportamentos inadequados ou fracasso no desempenho escolar.
Aproximadamente 18 milhões de pessoas por ano sofrem de alguma forma de depressão e muitas sentem os efeitos da depressão na familia. Felizmente, para a maioria das pessoas, o tratamento pode diminuir a gravidade e a extensão dos episódios depressivos.
Mais a frente você verá a Causa da depressão e que existe mais de um tipo de depressão. Vale apena ter esse informação.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião sobre meus artigos.